Fergie - The Dutchess

  



Indicação: Lohan
Média Geral: 77
Avaliações: 26
Críticas: 05
Melhor Faixa: London Bridge (38%)
Gênero Musical: Pop.


- INFORMAÇÕES -


"The Dutchess" é o álbum de estreia da cantora americana Fergie, lançado pelas gravadoras A&M Records e will.i.am Music Group no dia 13 de Setembro de 2006. Apesar de ter sido lançado somente no ano de 2006, o álbum já estava sendo escrito ao longo dos 8 anos anteriores. A intenção de Fergie era criar um álbum intimo que misturasse e experimentasse diversos gêneros musicais, sendo a sonoridade um ponto positivo para os críticos, mas segundo eles deixando a desejar no lírico, o que fez com que grande parte das críticas ao disco fossem mistas. O álbum foi um grande sucesso comercial, alcançando a segunda posição da parada americana e com estadia de mais de noventa semanas nessa parada. A longo prazo o disco acumulou 5 milhões de vendas no território americano, sendo certificado 5x platina. Além disso ainda foi um grande sucesso na Austrália, onde alcançou a primeira posição e vendeu 300 mil cópias, sendo um dos discos mais vendidos da década no país com apenas 4 anos de lançamento. Seis singles foram lançados para promoção do álbum, e cinco deles foram grandes hits nos principais mercados do mundo. Os cinco primeiros singles do "The Dutchess" atingiram o top 5 da parada americana, tendo cada um vendido mais de 2 milhões de cópias no país, assim batendo um recorde na época de mais singles multi-platinados de um único disco, que só foi batido mais tarde pelo "Teenage Dream" de Katy Perry.



- NOTAS - 


Lohan: 100
MeltAway: 98
Fallon: 92
JonJon: 90
Euliette: 89
Honey: 89
Jao: 87
Luisinho: 81
Ultra: 81
Loann: 81
LirouKatycat: 80
Badzgabs: 80
GuessWhoBatman: 78
TeusfromVirgo: 74
Buggkiller: 73
Sugarpink: 72
Minogudo: 72
Maiiksantos: 71
SpanishSahara: 70
TaylorJade: 67
Ribs: 66
Magnetic: 65
Sleet: 64
LuVincents: 64
Rozz: 63
Artsy: 55



- CRÍTICAS - 


. Lohan (100/100): "Fergie saiu do Black Eyed Peas e trouxe um verdadeiro hinário para os bons ouvintes e adoradores da música pop. Impressionante como o tempo só ajudou este disco a continuar atemporal e delicioso. A cada play, a cada música, a cada segundo, vem uma explosão de sentimentos arcaicos e nostálgicos que te remetem justamente ao início deste século. Todas as faixas são perfeitas e não deixam o álbum morrer no marasmo. Enfim, trata-se de um disco bem produzido, bem elaborado e bem colocado. A versão deluxe deixa a desejar, mas esta é excelente e eficiente."


. MeltAway (98/100): "Dando uma pausa no The BEP, Fergie lança sua carreira solo e já entra no topo, quebrando recordes e lançando hinos memoráveis. Particularmente, o álbum me marcou muito e foi uma dos meus primeiros contatos com o Pop. A produção envelheceu como vinho, ainda mais com o retorno do Urban/Hip-Hop durante os dois últimos anos, e eu acho que é um dos únicos dessa época que envelheceram bem."


. Fallon (92/100): "Grandes garotas não choram? É isso, pelo menos que a duquesa Fergie quer mostrar em seu primeiro trabalho solo. Com produção do parceiro will.i.am, “The Dutchess” é uma incrível extensão do trabalho do grupo. A sonoridade é bem semelhante aos tempos de ouro de banda e remetem a hits como “My Humps” e “Shut Up”. Mas ele tem uma vibe bem Fergie e mesmo com a sonoridade bem característica do grupo, é possível sentir, notar e imprimir a personalidade própria da cantora. “The Dutchess” é coeso, redondo e com uma narrativa fechada e jamais superada na discografia da cantora, já que seu sucessor é bem meia boca, comparado a seu primeiro trabalho."


. JonJon (90/100): "Não há dúvidas que Fergie começou muito bem com seu álbum debut, com destaque acima da média para os singles Big Girl Don’t Cry, Clumsy, Fergalicious e London Bridge. O álbum mantém linear para as demais canções, e tem um novo apelo com o relançamento internacional com a viciante Labers Or Love para o mercado americano, Pick It Up presente na versão japonesa que infelizmente é conhecida por poucos, mas és tão grande que poderia ser a nova Big Girl Don’t Cry. Close to you disponível somente na versão iTunes Bônus Track, apresenta outra grande balada impecável e o talento vocal de Fergie, podendo fazer dela uma das grandes vocalistas dos anos 2000."


. Jao (87/100): "The Dutchess é o primeiro álbum solo da cantora norte-americana Fergie, ex-membro do grupo The Black Eyed Peas. O disco foi muito bem executado e produzido, com poucas faixas que destoam um pouco do projeto e produções que ainda soam fresh."



0 comentários