Rihanna – Rated R

 




Indicação: Selenadost
Média Geral: 82
Avaliações: 15
Críticas: 04
Melhor Faixa: Rude Boy (33%)
Gênero Musical: Pop-Rock.


- INFORMAÇÕES -



"Rated R" é o quarto álbum de estúdio da cantora barbadense Rihanna, lançado a 20 de novembro de 2009, através da Def Jam Recordings. A artista trabalhou com vários compositores e produtores musicais, como Carl Sturken e Evan Rogers, Stargate, Ne-Yo, Tricky Stewart, The-Dream, entre outros. A sua concepção ocorreu após a agressão sofrida pelo seu ex-namorado, o também cantor Chris Brown. O disco apresenta Rihanna num tom de ressentimento e revolta, em termos de direcção musical e lírica, e incorpora elementos de hip-hop, rock e dubstep. Após o seu lançamento, o trabalho recebeu críticas positivas por parte dos analistas especializados, que comentaram o desempenho maduro da cantora e consideraram que era o seu esforço mais sincero. Mundialmente, Rated R vendeu mais de três milhões de cópias. Seus singles foram: "Russian Roulette", "Hard", "Rude Boy", "Rockstar 101" e "Te Amo".




- NOTAS - 



Parzival: 100
Lohan: 100
Selenadost: 90
Loann: 88
Vanityxx: 88
Leozin: 84
Fallon: 82
Anthony: 80
Honey: 80
Haze: 77
MaikCorrea: 75
Vinda: 75
Rozz: 74
Badzgabs: 73
Chuck: 70




- CRÍTICAS - 



. Parzival (100/100): "Você consegue pensar em um álbum pop mainstream tão sombrio quanto “Rated R”? Havia muito o que abordar aqui, Rihanna até ajuda a escrever muitas das faixas e isso contribui para um álbum que parece épico em escopo e exagerado dramaticamente. Quando digo por cima, não quero dizer de uma maneira ruim, “Russian Rolette” é um exemplo perfeito de uma metáfora exagerada, mas envolta nessa escuridão elegante e nos vocais perfeitamente executados de Rihanna. Mesmo músicas como “Rude boy”, que é muito mais leve, têm uma vantagem. Rihanna passou por muita coisa, então há muita coisa acontecendo aqui, mas apesar do que pode estar acontecendo em sua vida pessoal, ela conseguiu fazer um dos melhores álbuns daquele ano. “Rated R” também (na minha opinião) continua sendo seu álbum mais forte até o momento."



. Lohan (100/100): "Este pode sim ser considerado o primeiro disco coeso de Rihanna na carreira desde seu debut. E digo isto com tranquilidade, tendo em vista que em linearidade também; onde BadGal deixava a desejar. Aqui, ela mostra seu lado mais obscuro e raivoso, sendo perceptível em faixas como “Stupid in Love” e “Russian Roulette”, por exemplo. Mostra também seu lado mais ousado (“Rude Boy”) e mais sexy (“Te Amo”). Neste material, Rihi se transformou em outra pessoa. Ela trouxe a tona todos os seus sentimentos, medos, inseguranças e maturidade… tudo na medida da eficiência. Trata-se de um dos discos mais coesos e lineares da carreira, mas que não foi compreendido totalmente pelo público. Há faixas muito boas como “Fire Bomb” e “Cold Case Love”, que deveriam ter sido singles e são lembradas até hoje pelos fãs e admiradores. Destaco também “Photographs” que tem uma produção super fresh e gostosa de ouvir; não é uma das melhores do CD, mas é uma das produções mais marcantes (no quesito qualidade) de will.i.am. E vendo pelo viés da linearidade, “Rude Boy” e “Photographs”, não se encaixam muito bem na proposta sonora, mas casam em relação ao conteúdo lírico apresentado ao longo do material em sua completude. Pois há nitidamente uma quebra entre “Fire Bomb” e “G4L”, mas não tira o brilho, aliás, aumenta."



. Selenadost (90/100): "“Rated R”, o quarto álbum de estúdio da Rihanna, é talvez o álbum mais pessoal da sua carreira. Criado após um momento mais díficil vivido pela cantora de Barbados, em “Rated R” vemos e ouvimos uma Rihanna amadurecida, através dos seus vocais melancólicos e os seus looks mais arrojados e sensuais. “Russian Roulette”, o lead single do álbum representa da melhor forma a era num todo, uma música dark com uma produção marcante e lyrics profundas, representando também on estado emocional que Rihanna queria transmitir aos seus ouvintes. O álbum está repleto de ótimas músicas como a latin-influenced “Te Amo”, o smash hit “Rude Boy” ou os não-singles “Cold Case Love” e “Fire Bomb”. Apesar de não ter feito tanto sucesso quanto o seu antecessor, “Rated R” é um belo exemplo do que é envelhecer como o vinho."



. MaikCorrea (75/100): "Com pop , R&B , rock e baladas como principais géneros da longa lista, é possível perceber a fenomenal versatilidade da cantora, Rated R é um dos Cds mais bem produzidos das ultimas cantoras pop que surgiram e talvez um dos que mais tem personalidade, A era Rated R foi responsável por consolidar Rihanna como cantora. Fire Bomb foi um hino desperdiçado e a própria Rihanna percebeu isso anos depois."




0 comentários