Luísa Sonza - DOCE 22




Indicação: SpanishSahara
Média Geral: 71
Avaliações: 25
Críticas: 06
Melhor Faixa: penhasco. (40%)
Gênero Musical: Pop.


- INFORMAÇÕES -


"DOCE 22" é o segundo álbum de estúdio da cantora brasileira Luísa Sonza, lançado dia 18 de Julho de 2021 pela gravadora Universal Music Brasil. O disco foi um grande sucesso instantâneo, quebrando recordes nacionais nas plataformas de streaming em sua primeira semana de lançamento. Três singles foram lançados para a divulgação até o momento: "MODO TURBO", que atingiu o topo do Spotify Brasil, "VIP *-*" e "melhor sozinha :-)-:". 



- NOTAS - 


Fallon: 100
Satan: 100
Benedite: 89
Parzival: 83
Loann: 81
Euliette: 80
LirouKatycat: 80
Honey: 77
Buggkiller: 76
MeltAway: 75
Luisinho: 75
Maiiksantos: 75
Artsy: 75
Badzgabs: 75
SpanishSahara: 75
Murdoc: 73
Starlight: 69
Lohan: 65
Chuck: 64
LuVincents: 64
Igor: 56
Minogudo: 52
Diabo: 50
Jao: 30
RomulX: 30



- CRÍTICAS - 



. Fallon (100/100): "Que projeto, hein? Perfeito pra calar a boca de quem diz que Luísa é a MC Raba! “Doce 22” vai além disso, em seu conceito, melodias e letras. Tem raba? Tem! Mas também tem vulnerabilidade, tem reflexões, ironia, duplo sentido e shades. Tudo que um álbum pop precisa. E Luísa entregou muito bem a proposta. O álbum, que tem Lado A e B, consegue fechar uma proposta bem interessante de algo que era comum em outros tempos. Em alguns momentos, parece que coisas não encaixam e isso se da pela falta de algumas canções que serão posteriormente trabalhadas. Mas falando as músicas de maneira isolada, todas possuem características muito únicas. Ao abrir o álbum com “INTERE$$EIRA”, é nítido que a canção é uma espécie de interlude pra VIP (que tem esse nome por uma referência aos adjetivos trabalhados na canção anterior, já que fala, especificamente, de alguém que cresceu na vida. Posteriormente, “MODO TURBO” entra pra trazer o que? Sim, a raba! O feat com Pabllo Vittar envelheceu como leite, infelizmente. Mas a produção segue sendo algo muito bem feito. A participação de Anitta na música é totalmente desnecessária, já que os vocais dessa cantora se confundem, em sua maioria, com os de Luísa. Em “2000 s2”, Luísa brinca com ritmos e batidas de décadas passadas, enquanto na letra traz referências a gírias sexuais de hoje. Em “MULHER DO ANO XD”, Luísa se reafirma mais uma vez no topo, para, logo depois, entregar toda sua vulnerabilidade no Lado B. A “interlude” talvez seja o ponto mais fraco do disco, pois apresenta alguns erros de concordância, mas é fofa pela mensagem e pelo sotaque de Luísa. “melhor sozinha :-)-:” traz, além de uma letra poderosa e emponderamento e afirmação, uma base nativista de trazer orgulho pra quem convive ou vive naquela área. A polêmica “penhasco.” entrega vulnerabilidade, não só na voz, mas na letra e conta a versão que ninguém quis ouvir de uma história que todo mundo (acha que) conhece. em “caos/flor***”, Luísa se mostra mais uma vez vulnerável, ao mostrar que trouxe problemas para alguém. O sample de “Flores” aqui encaixou como uma luva. As músicas finais, “o conto dos dois mundos (hipocrisia)” e “também não sei de nada :D” com Lulu Santos, é, basicamente, duas versões sobre uma mesma perspectiva. A hipocrisia cansa a cantora da primeira e faz a da segunda fazer a “sonsa” na segunda. Afinal, todo mundo virou meio falador, tipo ditador, né? A produção das músicas é outro ponto MUITO alto, tendo em vista que é feita, em sua maioria, por instrumentistas e não pela utilização de sons feitos eletronicamente. Isso da muito mais presença no álbum todo. Enfim, o projeto é muito bem executado e surpreendente. Eu confesso que esperava algo que surpreenderia, mas não tanto. É bom ver que no Brasil, ainda é possível ter hitmakers que se importam com um projeto coeso e não, tão só e exclusivamente com os números. “Doce 22” merece, não só a nota máxima, como os números que vem fazendo desde seu lançamento."



. Satan (100/100): "Em seu segundo álbum, Luísa Sonza consegue mostrar toda a vulnerabilidade que precisava para cativar de vez o público. Doce 22 é uma ode ao pop dos anos 2000, porém sem perder a originalidade e essência da princesa do pop brasileiro. As 10 faixas já lançadas mostram a versatilidade da artista, que consegue ser sexy (VIP, Intere$$eira, 2000 s2) e melancólica (penhasco., melhor sozinha, o conto de dois mundos) ao mesmo tempo. Luísa Sonza finalmente provou que veio pra ficar, estabelecendo um nível de qualidade artística pouco vista na música mainstream do nosso país."



. Parzival (83/100): "O doce? Era bala de canela! Olha, primeiramente não vou mentir, eu achava que esse álbum ia ser uma bomba atômica inaudível mas acabei me surpreendendo um pouco… O Lado A do álbum é aquela coisa musicas batidão básicas da Luisa, o Lado B é quando o album realmente aparece com um GLOW UP. Eu amei as musicas do Side B, porque não estava esperando baladas dramáticas vindo de um álbum da Luisa Sonza. Gostei do álbum, não achei que teve nenhuma bomba, só algumas que são um pouco fracas, mas a maioria eu gostei e ouviria novamente. Nesse momento que faço essa review não estão disponíveis três musicas do álbum."



. Loann (81/100): "Luísa me surpreendeu demais nesse CD. Acho que ela soube mesclar as partes mais ousadas com as partes mais emocionantes, pessoais do álbum. A parte com as letras mais ousadas eu senti um capricho maior nas letras, não foi aquela coisa jogada de soltar um monte de raba ou adjetivo pra bunda como vemos de monte no pop brasileiro (e claro, não é algo exclusivo dela, falo de um modo geral). E penhasco é disparada a melhor música do álbum, os vocais aqui estão perfeitos. Acho que no geral esse CD superou o Pandora (apesar que faz tempo que não ouço ele). Você venceu Luísa!"



. SpanishSahara (72/100): "DOCE 22 é até agora a surpresa mais agradável que eu tive esse ano. Eu não esperava NADA desse álbum e fui surpreendido. As produções excelentes e baladas perfeitas, o lado A não é bom mas tem seus méritos, já o B é simplesmente perfeito. O album só não recebe um +80 porque acho as letras dele extremamente rasas e apesar de ter músicas excelentes, ele também coleciona suas orgivas na tracklist."



. Jao (30/100): "Prometeu conceito e não cumpriu. Esperávamos um 'Blackout' e recebemos um 'Kisses'. Luísa acertou muito na produção das músicas (que são impecáveis), mas erra muito no conteúdo lírico, como sempre."



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